A Fundação do Instituto Aba-Yby HomemTerra | Áreas de Atuação do Instituto Aba-Yby | Apresentação do Instituto ABA-YBY

O Instituto HomemTerra de Educação, Meio Ambiente e Pesquisa Científica foi fundado em 18 de fevereiro de 2000 por profissionais das mais diversas áreas (grupo, em sua maioria, formado por pesquisadores e professores de Universidades), como sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos e econômicos, sendo qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP (segundo a Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999) com publicação em Diário Oficial em 16 de janeiro de 2001 e inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa jurídica sob o nº 04.083.851/0001-04, sendo portanto, a primeira OSCIP Ambiental da Região Metropolitana de Fortaleza.

Mais tarde passou a ser denominado, como nome fantasia, de Instituto Aba-Yby, que na língua Tupi significa "HomemTerra". O Instituto Aba-Yby HomemTerra, desde a sua fundação, tem sempre atuado contando com doações, muitas vezes, de talentos humanos. Profissionais de diversas áreas que atuaram voluntariamente com sua qualificação e vocação para que fosse possível a execução dos objetivos do Instituto.

Hoje, porém, com nova direção, o Instituto Aba-Yby HomemTerra tem uma estrutura funcional mais dinâmica e mais autônoma, sendo possível a constituição de um Plano Estratégico sólido e concreto que estabeleça diretrizes e metas da entidade, além da oficialização e a realização de programas específicos de trabalho que vão de encontro com as necessidades da sociedade.

Através da sua Direção Executiva, o Instituto Aba-Yby HomemTerra se dispõe a receber em nossa sede ou contactar-nos com os interessados em participar conosco de projetos.
<voltar ao topo>

  • Educação, com ênfase em seu caráter ambiental, visando a conservação e preservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável e do voluntariado;
  • Geração de emprego e renda;
  • Pesquisa, produção de trabalhos científicos e materiais gráficos;
  • Promoção da assistência social;
  • Promoção da cultura e em defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
  • Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais e
  • Qualificação e Capacitação de recursos humanos.
    <voltar ao topo>

Instituto HOMEMTERRA de Educação, Meio Ambiente e Pesquisa Científica ou Instituto Aba-Yby ("HomemTerra" na língua Tupi) é uma Organização Não-Governamental (ONG), constituída como sociedade civil de direito privada. Foi fundado em 2000 por profissionais, pesquisadores e professores atuantes e comprometidos com o Meio Ambiente. Em 2001, qualificou-se como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, consolidando-se desde então como a primeira OSCIP Ambiental da Cidade de Fortaleza. (clique aqui e leia na íntegra nossa apresentação)

Endereço do Instituto Aba-Yby - Av. Lineu Machado, 593, Jóquei Clube, contato: (85) 3290.3339
<voltar ao topo>